segunda-feira, 25 de julho de 2011

trust - perigo online


título original. TRUST


realização.
david schwimmer.
argumento. andy bellin. robert festinger.
protagonistas. clive owen. viola davis. liana liberato.

género.
drama.
duração. 106 min
ano.
2010

sinopse. uma família de classe média vê o seu mundo desabar quando a filha adolescente se torna o alvo online de um pedófilo. as consequências são chocantes e põem tudo em causa. [site-oficial-do-filme]




avaliação
[ bom ]

crítica. trust - perigo online é um filme bastante actual sobre os vários perigos da internet, com enfoque nos chat rooms. chega a tornar-se desagradável e desconfortável mas a mensagem é demasiado poderosa para ser ignorada.

annie tem 14 anos, anda no liceu e pratica vólei na escola. nos anos, os pais oferecem-lhe um portátil e annie passa a dividir o seu tempo entre a vida escolar e a internet, onde conversa online com pessoas da sua idade sobre assuntos variados.

até ao dia em que charlie, um dos seus amigos virtuais com quem tem mais afinidade, lhe propõe um encontro. a mistura de mistério e excitação levam-na a aceitar e, sem os pais saberem, vai ao encontro do rapaz... apenas para descobrir que por detrás do nickname, está uma pessoa bastante diferente.

o filme, bastante próximo do formato tele-filme, avança bastante rápido e grande parte foca-se (e bem) nas consequências do acto de annie, que alterna entre a negação e a vergonha, recusando admitir que foi enganada e crendo que charlie é boa pessoa. 


a forma como é feita a sedução, como as crianças e jovens são manipulados por desconhecidos é assustadora e o filme chega a tornar-se incómodo. a maneira como a dinâmica familiar de annie é alterada é bastante credível, assim como as limitações das autoridades policiais em descobrir a localização dos predadores que actuam na internet.



inocente, parva, ingénua, uma adolescente genuína.



o facto de annie ter uns pais abertos e compreensivos não a tornam menos vulnerável ao perigo nem ajudam à mentalização de que foi uma vítima, agarrando-se a ilusões que vão destruindo a relação de confiança que tem com os pais e os amigos e levando-a ao isolamento.

o filme deve ser visto de mente aberta, sem julgamentos
; o mundo virtual sempre foi ardiloso e as redes sociais estão na ordem do dia; um acesso não monitorizado por parte de crianças e adolescentes pode levar a inúmeras situações, inofensivas ou não;  trust - perigo online aborda uma situação possível, onde os desfechos podem ser bastante trágicos.

»»»



.
he attacked you .
. it wasn't like that! you don't even know him !

»»»




Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...