quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

orgulho e preconceito (bbc)



título original. PRIDE AND PREJUDICE (tv)

criado por.
jane austen.

elenco principal. elizabeth bennet (jennifer ehle). fitzwilliam darcy (colin firth). mrs bennet (alison steadman). mr collins (david bamber). wickham (adrian lukis). jane bennet (susannah harker).


género. drama. romance.
ano.
1995

episódios. 06 (300 min)

sinopse. as cinco irmãs bennet foram criadas pela mãe com um único objectivo na vida: encontrar um bom marido. quando um solteiro rico se muda para a vizinhança, entra tudo em polvorosa. entre o círculo de amigos do novo habitante, certamente não haverá falta de bons partidos. quando elizabeth conhece o pretensioso mr darcy, a batalha dos sexos começa. [imdb-da-série]


avaliação
[ obra-prima ]

crítica.  orgulho e preconceito é o expoente do "romance elegante", com vinte milhões de cópias editadas em todo o mundo e alvo de inúmeras adaptações e imitações. apesar de conhecer o livro, nunca o tinha lido antes até este ano; fiquei tão agradada (ainda mais porque nunca tive inclinação por histórias cor-de-rosa) que tive de procurar as adaptações (já tinha visto o filme com keira knightley e adorado), entre elas aquela que é aclamada como a melhor de todas: a mini-série da bbc dos anos 90.



a série é muito boa, com cenários de um imenso verde e uma fotografia lindíssima, diálogos quase transcritos do livro e um elenco competentíssimo, apesar de alguns actores não corresponderem ao que, fisicamente, eu tinha imaginado. mas a interpretação estelar faz esquecer isso e devorei os 6 episódios
.


o argumento é excelente, muito fiel à obra de 1813 de jane austen, conseguindo retratar perfeitamente os maneirismos, guarda-roupa, cultura e mentalidade da época. as personagens são muito fiéis ao livro e de uma densidade dramática envolvente, e reproduzem o seu peso na obra, ao que a duração da série ajuda, já que as versões cinematográficas são bastante mais curtas e tendem a cortar personagens ou a diminuir a sua importância.




esta série da bbc foi um sucesso estrondoso e ganhou vários prémios, distinguindo a interpretação de jennifer ehle como lizzy e lançando a carreira de colin firth (que deu vida a mr darcy), premiado este ano nós óscares como melhor actor em o discurso do rei. os restantes actores deixaram de actuar ou ficaram-se por papéis muito pequenos, com um par de excepções pontuais (anna chancelor, a snob miss bingley, e emilia fox, a doce georgiana darcy).



é uma série deliciosa, com uma história onde as boas acções são difíceis de perceber e onde a maldade e a malícia estão ocultas pelo status e riqueza. mesmo depois de ler o livro e saber o final, torcemos pela nossa protagonista, que cresce e se torna menos susceptível às aparências e faz por merecer o final feliz. no final, queremos mais e procurando, encontra-se, razão pela qual já adquiri a adaptação a banda desenhada do romance.

»»»


. mr bennet: til you or your sister jane return, i shall not hear two words of sense spoken together .

. elizabeth bennet: perhaps i didn't always love him as well as i do now, but in such cases as these a good memory is unpardonable .

. mr darcy: i cannot fix on the hour, or the look, or the words, which laid the foundation. it is too long ago. i was in the middle before i knew that i
had begun .

. mary bennet: vanity and pride are different things, though the words are often used synonymously. a person may be proud without being vain. pride relates more to our opinion of ourselves, vanity to what we would have others think of us .

»»»



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...