quarta-feira, 29 de junho de 2011

rio


título original.
RIO

realização.
carlos saldanha.
argumento. carlos saldanha. earl richey jones.
protagonistas. jesse eisenberg. anne hathaway. george lopez.

género.
animação.
duração. 96 min
ano.
2011

sinopse. blu é uma arara macho domesticada que não sabe voar. blu tem uma vida confortável com a sua dona e amiga, linda, no minnesota. ambos pensam que a arara é o última da sua espécie, mas quando descobrem que uma arara fêmea vive no brasil e que ela e blu poderão procriar e prevenir a extinção, viajam até lá. começa então uma série de aventuras, que testam a força da amizade e do amor, ao ritmo do samba. [site-do-filme]


avaliação
[ bom ]

crítica.  rio é cheio de cor e música, um filme de animação destinado a ver em família mas que qualquer um que já não ande na escola primária pode apreciar.

blu é uma arara macho totalmente convertida ao papel de animal doméstico; vive no conforto rodeado de mimos com a sua dona, linda. quando um ornitólogo brasileiro passa pela loja de linda e vê blu, quase tem uma síncope, pois julgava a espécie à beira da extinção. convence-os a irem até ao rio de janeiro, onde tem um santuário de aves, na esperança que blu possa procriar com a arara fêmea que lá se encontra.

assim que chegam ao brasil, as coisas deixam de correr de feição. a arara fêmea, jewel, sonha com a liberdade e em voar para fora da gaiola; blu só quer voar dali para fora... num avião, porque ele não voa para lado nenhum porque não sabe; blu é uma arara que anda e saltita.

entretanto, o casal de aves raras é raptado por traficantes, consegue escapar e começa a aventura, que nos leva pela terra do samba, os desfiles, a música, as ruas. conhecem outros animais que os ajudam, sempre com os raptores a tentarem capturá-los (com a ajuda de uma cacatua diabólica chamada nigel).



aqui está o vilão da história: feio, porco e mau.

rio transmite as mensagens certas de amizade, amor e felicidade, com "os maus" a serem castigados e "os bons" com um final feliz; os desenhos estão muito giros, com traços caricaturais; os animais, também adeptos do samba e da cidade maravilhosa, são espirituosos e sabem-na toda.

é um filme com uma alegria contagiante, que nos deixa bem dispostos quando os créditos começam a rolar.

»»»


.
aw, this is great. i'm chained to the only bird in the world who can't fly! is there anything else i need to know ?
.
ye
s. i can't fly, i pick my beak, and once in a while i pee in the birdbath !
 
. yippie-ki-yay, monkey-man ! 

»»»




segunda-feira, 27 de junho de 2011

a guerra dos tronos (temporada 1)


título original.
GAME OF THRONES (season 1)

criado por.
david benioff. d b weiss.


elenco principal. eddard stark (sean bean). cersei lannister (lena headey). daenerys targaryen (emilia clarke). tyrion lannister (peter dinklage). khal drogo (jason momoa). jamie lannister (nikolaj coster-waldau). robert baratheon (mark addy). catelyn stark (michelle fairley). jorah mormont (iain glen). jon snow (kit harington). robb stark (richard madden).


género. drama. fantasia.


temporada.
1

ano. 2011
episódios. 10

sinopse. westeros, onde robert baratheon é rei. várias famílias nobres lutam pelo poder e pela sobrevivência, servindo-se de esquemas e intrigas. quando o rei nomeia o seu leal amigo, lorde ned stark, para mão do rei, um cargo de grande poder e honra, começam as movimentações para tomar o trono. do outro lado do mundo, escondem-se os últimos sobreviventes da família real deposta, os targaryen, também eles desejosos de reaverem o reino de westeros. os conflitos, alianças e traições entre as diversas casas precipitam acontecimentos sangrentos. quando se joga o reino dos tronos, ganha-se ou morre. {página-oficial-da-série}


avaliação
[ fenomenal ]

crítica.  game of thrones foi uma série muitíssimo aguardada e muito discutida em inúmeros fóruns e sites. a razão? é a adaptação televisiva da aclamada saga bestseller de george martin, a song of ice and fire, simplesmente a melhor saga de high fantasy dos últimos anos, com vendas estrondosas em todo o mundo. por cá, é editada pela saída de emergência.



a 1.ª temporada é baseada no primeiro livro da série, game of thrones / a guerra dos tronos, seguindo a ordem do livro (embora se adiantem, para melhor compreensão da história, alguma cenas que se passam no 2.º volume apenas) em termos de acontecimentos (há até diálogos ipsis verbis tirados do livro de martin); a série desenrola-se de forma bastante fiel ao original.


conforme explanado na sinopse, a acção passa-se nos sete reinos de westeros, «onde os verões duram décadas e os invernos uma vida inteira» e mostra as violentas lutas dinásticas entre as famílias nobres para controlar o trono de ferro, aka o trono real. porém, nas regiões desconhecidas mais a norte e nos continentes vizinhos, ameaças adicionais começam a surgir.


o ritmo da história, os cenários e os diálogos estão fantásticos. as personagens estão excelentemente incorporadas pelo elenco escolhido (tendo sempre em conta que cada leitor imaginou caras, vozes e cenários à sua maneira - e aqui me acuso também - o saldo é muito acima do expectável), e acabamos por aceitar que aqueles são a cersei, o ned ou o jon snow que imaginámos (no varys, no mindinho, na arya, no khal drogo, nos meistres acertaram em cheio, melhor era impossível!), com todos os tiques, malvadezes e traços de carácter inerentes.
 

a temporada 1 tem 10 episódios, todos eles extremamente bons, fiéis à obra de martin. no final do último episódio, ficamos a salivar por mais, principalmente porque quem já leu os livros sabe que o que se avizinha é ainda melhor, naquela que já é a série do ano.
nota: em portugal, é transmitida no canal syfy.


»»»


. robb: tell lord tywin winter is coming for him. twenty thousand northerners marching south to find out if he really does shit gold .

. shaggar: how would you like to die, tyrion, son of tywin ?
. tyrion: in my own bed, at the age of 80, with a belly full of wine and a girl's mouth around my cock .


. ned: glad to see you're protecting the throne .
. jaime: this sturdy old thing? how many kings asses have polished it, i wonder. and, what's the line ? the king shits and the hand wipes .


. tyrion: let me give you some advice, bastard. never forget what you are. the rest of the world will not. wear it like armor and it can never be used to hurt you .
. jon: what the hell do you know about being a bastard ?
. tyrion: all dwarves are bastards in their father's eyes .

»»»



sábado, 25 de junho de 2011

o orfanato


título original.
EL ORFANATO

realização.
juan antonio bayona.
argumento. sergio g sanchez.
protagonistas. belén rueda. fernando cayo. roger príncep.

género.
terror.
duração. 105 min
ano.
2007

sinopse. laura passou os anos mais felizes da sua infância num orfanato. 30 anos depois, regressa com o marido carlos e o filho de 7 anos, símon, e o sonho de recuperar o espaço e torná-lo num lar para crianças deficientes. a nova casa desperta a imaginação de símon e a criança começa a contar um emaranhado de histórias fantásticas e de jogos pouco inocentes... um enredo de histórias que começam a perturbar Laura, com memórias extremamente inquietantes da sua própria infância. [site-do-filme]


avaliação
[ muito bom ]

crítica.  vi o orfanato há uns anos, no fantasporto, onde arrecadou o título de melhor filme. fiquei impressionada com a qualidade de uma fita de terror como há muito já não via, embora o nome de guillermo del toro (aqui como produtor) não me fosse indiferente (tinha visto o labirinto do fauno e adorado); ver uma estopada era altamente improvável.

laura cresceu num orfanato antes de ser adoptada. muito mais tarde, com 37 anos, compra a casa (agora abandonada) onde o mesmo funcionava e muda-se para lá com a família; o objectivo é reabilitar o espaço e criar um lar para crianças deficientes.

o antigo orfanato evoca tempos felizes a laura, mas à medida que o tempo passa, o seu filho, símon, que tem vários amigos imaginários, substitui-os por um único, uma criança que costumava viver no orfanato; não tarda que o seu novo amigo, tomás, seja o seu companheiro de brincadeiras e tema de conversa preferidos, o que não preocupa os pais por aí além.

até ao dia em que símon desaparece sem deixar vestígios. são organizadas buscas, feitas reportagens e emitidos alertas, mas ninguém tem pistas sobre o que terá acontecido à criança. os meses passam e o projecto inicial de laura para a reabilitação do espaço fica na gaveta, ao lado dos anti-depressivos e calmantes que a mantêm funcional.



longe de ganhar alento com terapia, laura começa a ponderar outras hipóteses... médiuns, assombrações, flashbacks da infância, tudo pode levar a indícios que possam revelar onde está símon e o que lhe aconteceu, onde o imaginário tomás tem relevo. há um crescendo de revelações que nos surpreendem e mesmo quem não goste de filmes de terror ou de thrillers, vai acompanhar o filme com interesse.


desde o boneco do chucky, em miúda, que um caga-tacos não me assustava
... até ver o tomás com a serapilheira na cabeça. bad vibe, anyone?

o orfanato é, essencialmente, um filme de terror psicológico, com uma interpretação fantástica de belén rueda; é um conto de terror e uma história de amor, bastante comovente. soa tudo muito real, sem cenas mirabolantes e diálogos passados a papel químico.

o desfecho é arrepiante e um soco no estômago. muito bom.

»»»


.
ellos te quitan algo que tú quieres mucho, y lo esconden. si lo encuentras, te conceden un deseo .
 
. entonces... lo de los reyes magos también es mentira ?

»»»






quinta-feira, 23 de junho de 2011

babysitter wanted




título original.
BABYSITTER WANTED

realização.
jonas barnes. michael manasseri.

argumento. jonas barnes.
protagonistas. sarah thompson. tina houtz. nana visitor.

género. terror.
duração. 93 min
ano.
2008

sinopse. angie albright está entusiasmada com o ingresso na faculdade longe de casa. ao mesmo tempo que descobre que anda um assassino à solta na cidade, arranja trabalho como babysitter numa casa de campo isolada. nessa noite, quando o telefone toca, é o começo de uma noite de terror...


avaliação
[ razoável ]

crítica.  há filmes que enganam, babysitter wanted é um deles. 

começa com todos os lugares-comuns dos filmes de babysitters (a adolescente responsável que é perseguida por um assassino/tarado/psicopata sem rosto enquanto tenta fazer um babysitting à maneira) e depois dá uma reviravolta que nos obriga a ficar colados ao ecrã e até dar umas gargalhadas, ao mesmo tempo que surgem uns sobressaltos.

para quem gosta de filmes de terror como eu, é refrescante ver algumas ideias novas em vez dos clichés habituais. os clássicos são intocáveis (pesadelo em elm street, o exorcista) mas as novas abordagens são também aliciantes (saw, the descent, final destination); tendo em conta que babysitter wanted teve um orçamento muito pequeno, é um filme bem conseguido dentro das limitações do sub-género.

a nossa protagonista é angie, uma jovem religiosa que reza o terço com a mãe todos os dias... porque gosta. devota, não deixa de ser aventureira, e fica entusiasmada quando ingressa numa faculdade longe de casa, experimentando todas as vantagens e desvantagens de viver no campus.




gola alta, olhar doce, rosário no retrovisor;
o lobo mau vai-te apanhar...


para ganhar algum dinheiro, decide fazer babysitting. logo na sua primeira noite, numa quinta isolada nos arredores da cidade, descobre que está a ser vítima do desconhecido que anda nas bocas da localidade, um homem que rapta jovens que nunca mais são encontradas.

a partir daqui há algumas surpresas, num filme que não sendo nada de especial, tem saldo positivo por ser diferente.

»»»


. last year, this girl went missing. her mom was on the news. police did a full manhunt. turns out, she moved to colorado with her boyfriend and just didn't tell anyone. it happens all the time. of course, they did find some girl all hacked up last month .
. did they ever catch the guy ?

. i never heard anything about it if they did .

»»»


sábado, 18 de junho de 2011

miss marple (volume 2)


título original.
MISS MARPLE (VOLUME 2)

criado por.
agatha christie.
elenco principal.
jane marple (joan hickson). detective inspector craddock (john castle).


género.
policial.

duração. 700 minutos
ano. 1988-1992
filmes. 05

sinopse. miss marple é uma velhota que mora numa aldeia inglesa. aparentemente comum, dedica-se ao tricot e ao seu jardim. às vezes, é considerada caduca, mas quando resolve mistérios, mostra ter uma mente lógica e imbatível, com um conhecimento incomparável da natureza humana. {página-oficial-da-autora}


avaliação
[ bom ]

crítica.  a miss marple não é a minha personagem favorita da agatha christie, o hercule poirot é que é (não lhe chamem franciú que ele é belga até ao tutano!).

mas esta velhota insuspeita com tiques de senilidade e alusões constantes a um sem-número de sobrinhos e afilhados tem uma mente, soberbamente formatada, para resolver homicídios e localizar assassinos e assassinas. e isso faz com que seja a minha segunda personagem favorita da dama do crime.


joan hickson está muito bem na pele de miss jane marple, solteirona convicta de olhar aguçado e faro para o mal. os cinco episódios/telefilmes que constam deste volume 2 são todos baseados nas obras com o mesmo nome e reproduzem (numa versão mais compacta) os livros:

- mistério no caribe (a caribbean mistery)
- a maldição do espelho (the mirror crack´d from side to side)

- convite para um homicídio (4.50 from paddington)
- anúncio de um crime (a murder is announced)

- némesis (nemesis)




os diálogos estão bons e os actores incorporam os estereótipos: o pároco distraído com a esposa espevitada (lá os padres casam-se), as solteironas cheias de rugas que sabem da vida de toda a gente, os excêntricos que vestem xadrez em dia de riscas ou tomam chá sem leite
.

o único senão é que estas adaptações já têm uns anos (foram produzidos entre 1988 e 1992) e a imagem não é a melhor e há toda uma sensação de mofo (que os episódios mais recentes de poirot não têm, e ainda bem).


no entanto, ultrapassando-se esses demenos, é uma colecção que se vê bem, e pelo que tenho lido, joan hickson foi das melhores actrizes que interpretou a personagem, e o que tenho visto das adaptações mais recentes, bem piores, isso vale por termos uma miss marple bem mais credível e fiel aos livros de christie.

»»»


.
the love of money... the root of all evil!

. young edmund, he's a very odd young man - writes books - and i have heard he's a communist !

. oh really, yes, well he must be rather lonely in chipping cleghorn .


. thousand of years ago she had a measuring rod, a sword, and a whip. yes, it was called a scourge. she rode about in a chariot drawn by griffins. nemesis. last time i saw her, she was wearing a pink, woolly shawl .

»»»




segunda-feira, 13 de junho de 2011

thor


título original.
THOR

realização.
kenneth branagh.

argumento. ashley miller. szach stentz. don payne.
protagonistas.
chris hemsworth. anthony hopkins. natalie portman.




género. acção. aventura.
duração. 115 min
ano.
2011

sinopse. thor é um guerreiro poderoso mas arrogante, cujas atitudes reacendem uma guerra antiga. como resultado, thor é banido para a terra, onde é obrigado a viver entre os humanos. quando o mais perigoso vilão do seu mundo envia as forças das trevas para invadir o nosso planeta, thor aprende aquilo que é necessário para ser um verdadeiro herói. {página-oficial-do-filme}


avaliação
[ razoável ]

crítica.  thor é um dos grandes filme-pipoca do verão, que atrai em magotes os geeks que adoram banda desenhada, habituados a acorrer às salas cada vez que sai uma adaptação da marvel ou da dc, e que depois passam horas a esmiuçar pormenores técnicos, diálogos, elenco e a cor das cuecas da actriz principal (brincadeirinha!).


apesar de saber muito pouco da personagem e da sua história, fui ver o filme despreocupada, até porque o realizador kenneth branagh tem créditos firmados em todos os projectos onde põe a mão (actor, realizador, argumentista, produtor).

a impressão inicial é positiva, com cenários sumptuosamente criados em cgi, em que o reino de thor nos remete para um imaginário medieval (com um toque de midas tecnológico). a história não é nova, assente na luta pela coroa de asgard, com muitas maquinações e traições pelo meio.


ó p'ra ele a beijar-lhe a mão, que bem.
ainda existe cavalheirismo... noutros planetas! 


para os fãs inveterados da banda desenhada, este filme está «espectacular» e/ou «brutal», mas para mim, que não li os comics e sem laços afectivos ao universo de thor, resume-se a um filme com alguns visuais de encher o olho, umas piadas ligeiras e uma mensagem meritória.

em jeito de nota final e independente do filme, thor não justificou minimamente o visionamento 3D, com o consequente acréscimo do preço do bilhete; não houve uma única cena que justificasse o uso desta tecnologia, o que é pena, porque o potencial estava lá e tornaria o filme muito mais aliciante.

»»»

. o
h, no... this is earth... isn't it?

 
»»»




terça-feira, 7 de junho de 2011

a ressaca - parte II



título original. THE HANGOVER - PART II

realização.
todd phillips.

argumento. craig mazin. scot armstrong.
protagonistas. bradley cooper. ed helms. zach galifianakis.

género.
comédia.
duração. 102 min
ano.
2011

sinopse. stu vai casar-se com uma oriental, na tailândia.  não querendo correr riscos, o dentista opta por uma despedida de solteiro invulgar: um brunch com amigos regado com muito... café. no entanto, as coisas não correm como planeado e o grupo acorda em banguecoque, sem memória da noite anterior. {página-oficial-filme}


avaliação
[ razoável ]

crítica.  a ressaca - parte II  é a sequela daquela que foi considerada uma das melhores comédias da primeira década de 2000. a originalidade, imprevisibilidade e comicidade d'a ressaca fizeram milhões de fãs em todo o mundo, com a corre$pondente receita em dólares.

era fácil de prever um segundo filme, reunindo novamente o elenco que fez tanto sucesso. assim, revemos o certinho stu, agora noivo;  o mentecapto social alan; e phil, o ainda "pintas" descontraído que faz o que quer, mesmo casado e com filhos.



há uma tradição enraizada (só quebrada quando o rei faz anos) de que a sequela nunca é melhor que o filme original. a ressaca - parte II cumpre a tradição e vai além: reproduz integralmente cenas e situações do primeiro filme, mudando apenas o cenário.


o que é que a ressaca parte II  tem a mais que a primeira?
essa é fácil: fanta de laranja em saco plástico!

trocando por miúdos: as personagens têm uma sensação de dejá vu e nós, espectadores, passamos pelo mesmo. em vez de um bebé temos um macaco; em vez do noivo, perde-se o irmão da noiva; em vez de um buraco sem dente, temos uma tatuagem facial. as mesmas personagens passam pelas mesmas coisas, sem inovação, sem surpresa, sem risco.

quem gostou do primeiro filme também gostará do segundo, achá-lo original é que será impossível, já que este é um copy/paste daquele.

»»»


. i'm a stay at home son .


.
when a monkey nibbles on a penis, it's funny in any language .
»»»





quarta-feira, 1 de junho de 2011

a ressaca





título original.
THE HANGOVER


realização.
todd phillips.

argumento. scott moore.
protagonistas. bradley cooper. ed helms. zach galifianakis.

género.
comédia.
duração. 100 min
ano.
2009

sinopse. dois dias antes do seu casamento, doug e três amigos viajam até las vegas para uma despedida de solteiro de arromba. quando os três padrinhos acordam na manhã seguinte, não conseguem lembrar-se de nada e não conseguem encontrar o noivo. sem qualquer pista sobre o que se passou na noite anterior e com muito pouco tempo, o trio tem que tentar reconstituir a noite passada para encontrar o amigo e regressar rapidamente a tempo do seu casamento. {página-oficial-portuguesa}


avaliação
[ bom ]

crítica.  a ressaca / the hangover foi um dos filmes-sensação do verão de 2009. teve tanto sucesso que apenas 2 anos depois, estreia a sequela. nunca tinha visto o filme mas já tinha ouvido falar dele.

depois de o ver, consigo compreender todo o entusiasmo à volta do filme
, principalmente entre a ala masculina. temos o grupo de amigos heterogéneo, desejosos de fazer uma despedida de solteiro memorável, soltos em las vegas, cuja obrigação é divertirem-se sem limites, num clima de desbunda total.


há feitios para (quase) todos os gostos: o dentista stu, completamente dominado pela namorada;  o louco e instável alan (aka fat jesus), um tipo "esquisito" que se atraca ao grupo; phil, o "pintas" descontraído que faz o que quer, mesmo casado e com um filho.


só tinha visto o trailer há dois anos, quando o filme estreou, por isso ia sem qualquer referência visual, o que foi vantajoso. as cenas mais engraçadas estão no trailer e vê-las antes pode minimizar a piada. a história é criativa, com alguns pormenores bizarros e o ingrediente mágico é o mistério de descobrir o que aconteceu, com muitas peripécias à mistura.




o que é que a ressaca tem? tipos alucinados, gargalhadas, nonsense
e... o mike tyson com um cão de colo


a ressaca / the hangover é bom mas pouco credível; começa muito bem mas resvala e algumas piadas são simplesmente parvas; nem tudo é explicado e temos que acreditar que todas as strippers são umas tolinhas sorridentes e todos os orientais falam inglês de uma forma caricata. bem sei que é uma comédia, mas algumas situações pareceram-me forçadas e não fosse o bom trabalho de interpretação (onde zach g. é a estrela), só a primeira parte se salvaria.

é uma comédia bem conseguida, ideal para ver em grupo, mas não é o espectáculo que a pintam. espectacular, neste género, é doidos por mary - são gostos, vá-se lá saber!


»»»


. s
he's got my grandmother's holocaust ring!
. i didn't know they gave out rings at the holocaust .


. remember, what happens in vegas stays in vegas. except for herpes. that shit'll come back with you .
»»»




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...