sexta-feira, 30 de março de 2012

1408


título original. 1408

realização. mikael hafström.
argumento. matt greenberg. scott alexander. larry karazewski.
protagonistas. john cusack. samuel l jackson. tony shalhoub.
género. terror. thriller.
duração. 112 min
ano.
2007
sinopse. mike enslin é um céptico como há poucos. autor de uma série de best-sellers desacreditando acontecimentos paranormais, decide passar uma noite num suposto assombrado quarto de hotel onde várias pessoas morreram ao longo dos anos. [imdb-do-filme]


avaliação [ bom ]


crítica. 1408 é um bom filme, assustador qb, mas rotulá-lo como terror é menosprezá-lo. é verdade que o filme recorre ao terror, mas a um nível psicológico em vez de apostar em litros de sangue e gritos sucessivos, o que confere uma atmosfera de tensão bastante eficaz. também não é previsível, o que o torna apetecível de seguir.

a história centra-se em mike enslin, um escritor que se notabilizou a escrever livros que desacreditam fenómenos paranormais (fantasmas, aparições, manifestações espíritas). fruto das suas experiências, mike tem uma forma cínica de ver o mundo e isso reflecte-se na forma como escreve, que tanto agrada como repudia as pessoas que o lêem.

o seu último livro foca-se em quartos de hóteis assombrados. mike tenta hospedar-se no hotel dolphin, cujo quarto 1408 tem fama de ser letal para os hóspedes (enforcamentos, quedas, pulsos cortados) que lá passam a noite.
o escritor está determinado a fazê-lo e o resultado é uma noite inesquecível. 


as reviravoltas do argumento são de deixar qualquer cabeça em água
(no bom sentido)

a história é dinâmica e não se centra apenas no quarto de hotel, passando por vários cenários e experiências passadas do protagonista; john cusack faz um papelão como o escritor erudito que após a morte da filha, passa a encarar a escrita como um modo de ganhar a vida e preocupa-se em escrever o que rende. tudo aquilo porque passa no quarto 1408 é uma experiência alucinante para o espectador e verdadeiramente assustadora.

uma boa adaptação de stephen king (fossem todas assim), verdadeiramente memorável.


»»»

. eight dollars for beer nuts ? this room is evil !

»»»

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...