quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

grandes esperanças (bbc)

  

[ muito bom ]

título original. great expectations (bbc)
género. drama. romance.
episódios.
03 (180 min)

ano. 2011
criado por. charles dickens.
elenco principal. douglas booth. gillian anderson. ray winstone. vanessa kirby. david suchet. mark addy.
sinopse. um órfão vê-se, de repente, enriquecido e elevado socialmente quando um misterioso benfeitor o patrocina. [imdb-da-série]

---

apontamento. o período natalício nem sempre significa boa televisão mas costuma haver um par de filmes engraçados. 2012 foi particularmente pobre e estava a ver que seria uma tristeza total, até... ver a apresentação da mini-série grandes esperanças ser publicitada; fiquei logo de orelha em pé. e não é que os 3 episódios deram seguidinhos na noite de 25 de dezembro? grande prenda! já tinha visto a adaptação a cinema com ethan hawke e gwyneth paltrow (achei razoável) e acho a história interessante, mas esta série elevou este drama histórico a um patamar completamente diferente.



a história começa com o órfão pip a visitar a campa dos pais. criado pela irmã e pelo marido desta, pip não aspira a mais nada que ser um ferreiro. a vida segue sem sobressaltos até ao dia em que é convocado à casa satis para "entreter" a abastada (e excêntrica) miss havisham e a filha adoptiva, estella. a irmã de pip sonha com a ascensão social é envia o rapaz sem reservas, que tem contacto com coisas que até então nem sabia existir. ao longo do tempo, apaixona-se por estella, que o ignora e é cruel. anos mais tarde, pip é contactado pelo advogado de um benfeitor misterioso, que o patrocinará no futuro, o que lhe dá hipótese de aspirar a um futuro risonho. pip deixa a pobreza para trás e parte para londres, onde se torna um cavalheiro e frequenta os círculos mais distintos, reencontrando estella. porém, a felicidade está longe e muito drama acontece antes de pip poder aspirar a um final feliz
.
tendo em conta que é uma mini-série, consegui perceber a história muito melhor do que quando vi o filme, que omite, compreensivelmente, imensos pormenores. como ainda não li o livro de charles dickens (e depois de ver esta produção da bbc fiquei com vontade de o fazer), não sei dizer o que falta em termos de personagens e situações ou acerca da fidelidade dos diálogos, mas é inegável que estamos perante uma narrativa coesa, com personagens complexas e bem delineadas, uma acção rica em acontecimentos e dinâmica; os cenários estão bastante bem conseguidos, da pobreza da casa de pip à fantasmagórica casa satis à cosmopolita londres.



o elenco de actores é crucial para a qualidade da série. grandes esperanças vive do talento de actores como gillian anderson (absolutamente fantástica) e ray winstone. os actores secundários também são memoráveis, com destaque para as figuras do simpático pocket e do odioso drumle. a apontar tenho apenas a interpretação de vanessa kirby, cuja estella me pareceu mais acessível que seria suposto, mas mais uma vez não sei ao certo porque não li o livro; no geral, o resultado é demasiado bom em todos os aspectos para ser prejudicado por um pormenor tão pequeno.



uma adaptação excelente, cujos 3 episódios se vêem tão avidamente que o tempo parece voar.

nota: em portugal, a mini-série foi transmitida no canal fox life.


»»»


. mr pumblechook: if you can't beat a boy at christmas, when can you beat him ?

. estella: everyone is meant to love me. but i don't love back. i do not have a heart .

»»»


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...