terça-feira, 8 de janeiro de 2013

resident evil retaliação



[ fraco ]


título original. resident evil retribution.
género.
terror. ficção científica.
ano. 2012duração. 96 min


realização e argumento. paul w s anderson.
protagonistas. milla jovovich. michelle rodriguez. sienna guilleroy. bingbing li.
sinopse. o vírus mortal da umbrella corporation continua a assolar a terra, transformando a população em mortos-vivos. a única esperança da raça humana é alice. [imdb-do-filme]
---

apontamento. o quinto filme da série, resident evil retaliação não traz nada de novo, não faz grande sentido e... é uma grande xaropada.

joguei (e jogo) os jogos de computador e sou fã assumida do género survival horror, mas quando saíram os filmes fiquei um pouco de pé atrás.
afinal, a história surgiu numa altura anterior ao zombie boom e tem vários elementos que faziam sentido num videojogo mas não tanto num filme.

admito que estava errada: gostei do primeiro filme, de 2002. não é muito fiel ao ambiente do jogo, a começar pela personagem principal, alice, que não existe, mas ficou um filme de acção empolgante. os títulos seguintes foram sempre a decrescer em qualidade, mas vi-os a todos, apenas para comprovar que não houve melhoria.




a história baseia-se numa fórmula repetida ao longo dos vários resident evil: a umbrella corporation continua a infectar habitantes com armas biológicas, transformando populações em mortos-vivos e outras mutações grotescas. uma das infectadas, porém, é a arma biológica perfeita, alice, que reage como ninguém ao vírus, ganhando poderes sobre-humanos mas mantendo a sua humanidade (consciência, noções de bem e mal, emoções); isto significa que alice luta contra os propósitos da umbrella corporation, em vez de contribuir para o plano de extermínio da raça humana. resultado? pancadaria de meia-noite nos zombies e mercenários que lhe apareçam pela frente.

neste filme, alice, ressuscitada na sua versão clone número 326.ª, acorda nas instalações de uma base ultra-secreta da umbrella. o objectivo é escapar e perseguir os responsáveis pela infecção biológica que está a devastar o planeta, uma perseguição que a leva às principais capitais mundiais. com a ajuda de novos aliados e amigos de longa data, alice tenta sobreviver o tempo suficiente para escapar e gorar os planos da umbrella.


como filme de terror, resident evil retaliação não convence, porque não há cenas dignas desse nome; como filme de acção é fraco, porque quase todas as sequências de luta já foram exploradas nos filmes anteriores; como ficção científica é mau porque não há nada de novo nem emocionante. os diálogos são curtos e as personagens são unidimensionais, porque só alice interessa (deve estar relacionado com o facto da actriz ser esposa do realizador e argumentista do filme) e mesmo essa debita as baboseiras do costume. as cenas de luta são aborrecidas e é tudo um enorme bocejo.


todo o filme é de uma previsibilidade desesperante, ao ponto da hora e meia se arrastar e parecer muito mais looonga
.


»»»
curiosidade: este é o primeiro filme da série resident evil em que não aparecem cães mortos-vivos (undead dobermans).
»»»

my name is alice and this is my world .

»»»


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...