domingo, 2 de junho de 2013

o deus da carnificina


[ bom ]

título original. carnage.

género. drama.

duração. 80 min
ano.
2011
realização. roman polanski.
argumento.
yasmina reza.
protagonistas. jodie foster. kate winslet. christoph waltz. john c reilly.
sinopse. dois casais, os longstreet e os cowan, reúnem-se para conversar sobre uma luta de recreio entre os filhos. a tarde começa de um modo civilizado, mas não se mantém assim durante muito tempo... [imdb]

---

o controverso roman polanski, um dos mais famosos fugitivos da justiça americana, tem neste o deus da carnificina um olhar crítico e assertivo sobre a interacção social e a dinâmica de casais.

adaptado de uma peça multi-premiada da francesa yasmina reza (que escreveu igualmente o argumento para cinema), segue o encontro entre dois casais que se reúnem para discutir uma agressão entre os filhos de 11 anos.


quanto tempo se aguentarão aquelas tulipas ali?...

o casal convidado são alan cowan, um advogado que não larga o telemóvel, interrompendo frequentemente a conversa para falar sobre uma acção pendente, e nancy, que trabalha na área da finança e é a tensão em pessoa. o casal anfitrião são penelope e michael, uma activista de direitos humanos que está a escrever um livro sobre o darfur e um vendedor por conta própria.

o serão degenera inevitavelmente em discussões e situações imprevisíveis, à medida que se entra no campo do racismo, da homofobia e do sexismo, e o que começa de uma forma educada e civilizada vai dando lugar à rudeza e ao caos
.


a kate é uma actriz do caraças!
inegavelmente, o ponto forte do filme são dois: jodie foster e kate winslet, a primeira pela interpretação impecável de uma intelectual afectada e a segunda pelas melhores deixas do filme (e também por ser a personagem mais complexa, na minha opinião). claro que o minúsculo elenco é todo ele estelar - com uma pequena aparição de polanski como o vizinho do lado -, mas as senhoras destacam-se.

adaptado de uma peça, não surpreende que a acção do filme se reduza a um par de divisões de um apartamento mas isso revela-se um ponto a favor. é fantástico como a nossa percepção inicial das personagens se vai alterando e dando lugar a diversas emoções à medida que as vamos conhecendo melhor. é caricato reconhecermos alguns comportamentos, tanto nossos como alheios.

por tudo isto, recomendo
o deus da carnificina.

»»»

. i've got a john wayne idea of manhood, too. what is it he had? a colt .45. something that empties a room. any man that doesn't have those loner vibes just doesn't come off as having any substance .

. i saw your friend jane fonda on tv the other day. made me want to run out and buy a ku klux klan poster .
»»»


 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...