sábado, 24 de agosto de 2013

esquecido



[ razoável ]

título original. oblivion.

género. ficção científica.
duração. 124
min
ano.
2013

argumento. karl gajdusek. michael arndt.
realização. joseph kosinski.
protagonistas. tom cruise. morgan freeman. olga kuylenko. nikolaj coster-waldau.
sinopse. jack harper é um dos últimos reparadores de drones no planeta terra, usados para extrair recursos vitais após décadas de guerra. a sua missão está quase concluída, mas algo acontece e a partida é adiada. [imdb]

---

depois de uma batalha contra invasores alienígenas, que deixou os recursos da terra nas últimas e forçou os sobreviventes a colonizarem titan, já não há espaço nem condições para se continuar a habitar o nosso planeta. jack e victoria são a última equipa de técnicos ainda presente no terrenos, encarregados de extrair qualquer meio que possa ser útil à vida dos colonos (água, minério, etc.) em titan.



a duas semanas de concluírem a missão, e juntarem-se aos restantes sobreviventes em titan, jack começa a questionar o que se passa e a ordem das coisas, principalmente depois de se aperceber que a terra não está completamente esgotada. a gota d'água acontece quando uma mulher desconhecida se despenha na terra, a mesma mulher com que jack sonha todas as noites; jack decide investigar por contra própria e contra as ordens da companhia.

esquecido / oblivion está bem conseguido visualmente e é claro o investimento avultado nos efeitos especiais e na estética dos cenários e da fotografia. em filmes de ficção científica isso é meio passo andado para o sucesso; a outra é um argumento interessante.


 
 é no interesse do argumento que o filme não se aguenta tão bem. duas horas não foram suficientes para construir uma acção inteligente, estimulante e que faça jus aos actores, aos efeitos especiais e ao potencial que o filme tem, algo que se tem tornado recorrente nos grandes blockbusters de ficção científica dos últimos anos, que têm ficado aquém do esperado (estou a pensar em Doom - Sobrevivência e em Transformers).

o filme começa bem. ficamos entusiasmados com o minimalismo futurista e com as imagens pós-apocalípticas do planeta terra e tom cruise não desilude (apesar de se adivinhar um personagem certinho e heróico, sem grande sal, o que se confirma). mas a história começa a tornar-se desinteressante a partir da segunda metade do filme e é assim até ao fim, apesar da revelação final (pouco bombástica).

o filme não é mau, entenda-se, mas ficou aquém do que eu esperava. perde-se muito tempo a ver jack a reparar drones e os scavengers são pouco explorados, apesar de ser sempre positivo ver morgan freeman e nikolaj (o jaime lannister de game of thrones) no ecrã.


mais um orçamento milionário de hollywood que pariu um rato.

»»»
are you an effective team ?
 
»»»

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...