sábado, 5 de outubro de 2013

a invasão dos violadores



[ muito bom ]

título original. invasion of the body snatchers.

género. ficção científica.
duração. 115 min
ano.
1978

realização. philip kaufman. 
argumento. w d richter (baseado no livro de jack finney).
protagonistas. donald sutherland. brooke adams. jeff goldblum. leonard nimoy.
sinopse. na cidade de são francisco, os habitantes estão a ser substituídos por clones desprovidos de emoções.
 
---

mais um clássico incontornável visionado (iupi!), desta feita venho falar do filme dos anos 70, invasion of the body snatchers / a invasão dos violadores, um remake do clássico dos anos 50 com o mesmo nome, de que resultaram mais dois remakes além deste: violadores: a invasão continua (1993) e a invasão (2007).


mesmo que o filme fosse uma caca, só pelo elenco arriscava...

o filme passa-se em são francisco, onde o funcionário público matthew bennell (donald sutherland) é alertado pela amiga elizabeth de que algo de estranho se passa com vários habitantes, incluindo o namorado, que anda apático e com um comportamento incomum. 

ao final de poucos dias, é impossível não perceber a anormalidade, à medida que as  ruas da cidade  se inundam de pessoas que trocam olhares entre si, que têm reuniões secretas e que parecem invulgarmente inexpressivas. muitos são os que falam de cônjuges e familiares que não parecem os mesmos, que mudaram do dia para a noite, o que aumenta o mistério e as teorias de conspiração.

há uma conspiração, de facto, uma em que os seres humanos estão a dar lugar a réplicas exactas, clones desprovidos de emoção, cujo objectivo é desconhecido; a origem? uma simples, e aparentemente inofensiva, vagem colorida, que não figura em qualquer compêndio de botânica, mas que está, de repente, em todo o o lado.


o tratamento estético na berra: adormeça e acorde outro!

o filme tem perto de duas horas, usadas de forma soberba pelo realizador philip kaufman. a atmosfera do filme, magistralmente inquietante, vai sendo construída de forma gradual; a par com os protagonistas (um elenco cinco estrelas e repleto delas: sutherland, nimoy, goldblum), vamos descobrindo a dimensão do que se passa e percebemos a fragilidade do que nos rodeia.



gosto muito de ficção científica, ainda mais esta vertente em que os alienígenas não são nada nossos amigos, mas a fórmula só resulta se for bem executada e, nisso, invasion of the body snatchers / a invasão dos violadores não desilude. diálogos, interpretações, música. fotografia, nada falha. e o final? um mimo.


»»»
. we came here from a dying world. we drift through the universe, from planet to planet, pushed on by the solar winds. we adapt and we survive. the function of life is survival . 

»»»




2 comentários:

Rafeiro Perfumado disse...

A quantidade de tarados que vai alugar este filme, à conta do título em português! ;)

barroca disse...

por acaso, o título é agreste e não foi a melhor escolha. talvez por isso seja um clássico? :D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...