quarta-feira, 16 de outubro de 2013

aliens - o recontro final

[ muito bom ]

título original. aliens.

género. ficção científica.
duração. 137 min
ano.
1986

realização. james cameron. 
argumento. james cameron. david giler.
protagonistas. sigourney weaver. michael biehn. bill paxton. paul reiser. lance henriksen.
sinopse. a tenente ripley é resgatada depois de andar à deriva no espaço. quando os colonos de lv-426 deixam de dar notícias, ripley é enviada para lá com um grupo de fuzileiros, a fim de investigar o que poderá ter acontecido. [imdb]
 
---

sete anos após o clássico de ridley scott, alien - o 8.º passageiro, que apresentou ao mundo o extraterrestre mais letal e assustador da história do cinema, eis que james cameron escreve e realiza a sequela, aliens - o recontro final.

todos sabemos (acho eu...), por experiência e visualização das mesmas, que as sequelas não costumam resultar nada bem, desvirtuando o conceito do filme original e sendo uma grande xaropada, e são tantos os exemplos que nem vale a pena enumerar, sob pena de ficar sem espaço.
 
poucas sequelas (algumas, vá!) acrescentam qualquer coisa à ideia inicial e dão um novo fôlego à história (die hard 2 - assalto ao aeroporto; matrix reloaded; saw 2; antes do anoitecer), mas raras (mui raras) são aquelas sequelas que mantêm a extrema qualidade do primeiro filme e/ou até o elevam a um novo patamar, caso deste aliens (também me ocorre indiana jones e o templo perdido; batman regressa; exterminador implacável 2).
 
o filme passa-se 57 anos depois da acção do primeiro filme. ripley conseguiu fugir do alien mortal e pôs-se a caminho do planeta terra numa cápsula de salvamento. infelizmente para ela, os sistemas informáticos não acertaram com as coordenadas ou coisa que o valha e ripley é levada de volta à terra, sem parentes vivos, sem licença de piloto, a acordar todas as noites encharcada em suor... depois de reviver a tragédia bordo do nostromo. 
quando a "companhia" perde contacto com os colonos em lv-426 (o planetóide onde estavam os ovos no primeiro filme), prometem a ripley mundos e fundos para esta acompanhar um pelotão de fuzileiros, como consultora, ao local. disposta a enfrentar o que a aterra, ripley aceita e assim começa uma orgia de acção e violência com direito a muitos aliens, piadas de caserna, dentes cerrados e balas a voar e a misturar-se com sangue-ácido alienígena.

o filme tem duas horas e meia, naquele que é um desfile imparável de acção, adrenalina e testosterona, onde não faltam "bichinhos" a fazer pela vida, que isto de ser um xenomorfo com duas bocas para alimentar (não esquecer a sub-mandíbula) não é nada fácil.


aliens - o recontro final veio confirmar a mestria de james cameron no género de acção, inovando e desbravando novos efeitos visuais, depois de ter realizado o bem sucedido exterminador implacável em 1984.
 
 o filme roça a perfeição (embora só tenha ganho dois óscares de efeitos especiais), com uma sigourney weaver avassaladora e um elenco muito talentoso e carismático, uma galeria de personagens e diálogos memoráveis e um ritmo alucinante.

um diamante este filme, muuuuiiiiito bom.



»»»
. all right, sweethearts, what are you waiting for? breakfast in bed? another glorious day in the corps! a day in the marine corps is like a day on the farm. every meal's a banquet! every paycheck a fortune! every formation a parade! i LOVE the corps !
»»»




Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...