sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

breaking bad - ruptura total (temporadas 1-3)

 [ muito bom ]

título original. breaking bad (complete seasons 1-3).
género. drama. romance.
episódios. 33 (1511 min)
ano.
2008-2010

 criado por. vince gilligan.
protagonistas. bryan cranston. anna gunn. aaron paul. dean norris. giancarlo esposito.
sinopse. diagnosticado com cancro pulmonar, um professor de liceu começa a fabricar metanfetaminas para deixar dinheiro suficiente ao sustento futuro da família. [imdb]

---

há quase um ano, a fazer zapping, parei no canal mov; no intervalo do filme que estava a ver, publicitaram uma série, breaking bad - ruptura total. não prestei grande atenção, mas pelas roupas do protagonista e do pouco que ouvi, imaginei um professor revoltado com o sistema (olha quantos!) a dar em unabomber. pensei logo em terrorismo nacional e descartei, porque é tema que não me alegra. estive bem mal, e mal sabia eu que estava a ver a apresentação de uma das melhores séries de todos os tempos.


o alter ego de um professor de liceu/traficante

sou uma ávida consumidora de séries norte-americanas (de todos os géneros) e tenho algumas no top 10 pessoal (quantum leap, o sexo e a cidade, curb your enthusiasm, dexter, seinfeld, ficheiros secretos, simpsons, etc.) mas breaking bad destronou-as a todas e ainda me faltam 2 temporadas para o final! tenho resistido bem, vejo um episódio por dia, e mesmo assim não é todos os dias, mas a história e as personagens são tão marcantes que nunca perco o fio a nada, lembro-me sempre de tudo o que ficou para trás; só isto já diz quase tudo.


 

walter white é um modesto professor de liceu, onde ensina química. apesar de ser um grande carola, escolheu levar uma vida mais pacata ao lado de skyler (grávida do segundo filho do casal) e de walter junior. mas a vida dá voltas e walter vê-se doente; o diagnóstico é cancro do pulmão e dois anos de vida. o sistema de saúde é proibitivamente caro nos estados unidos e a família afoga-se em dívidas nos tratamentos, mas o patriarca decide fazer pela vida. contacta jesse pinkman, um ex-aluno que trafica metanfetaminas e propõe-lhe sociedade: vão "cozinhar" droga quimicamente pura, do melhor que há, e fazer os consumidores pagar bem por um produto sem igual.



isto leva a uma revolução, em todos os sentidos, na vida os dois, gerando um emaranhado de ilegalidades e mentiras que vão sendo justificados pelo dinheiro que vai rendendo, que walter vai contabilizando para pagar o empréstimo da casa, os tratamentos de quimioterapia, os estudos superiores dos filhos. em casa, as mentiras sucedem-se mas o que conta é a intenção. 

um barão de droga, na reforma, que tem das melhores cenas

a fama do produto azul, produzido pelo duo, começa a aumentar e atrai tubarões, nomeadamente traficantes locais e a polícia. nesta altura do campeonato, walter e jesse já evoluíram e lidam com as situações à medida que aparecem, sendo que os fins justificam os meios.


este é um dos pontos altos para mim: a evolução das personagens (de uma forma humana, longe de perfeita), a forma como reagem ao bom e ao mau que lhes vai acontecendo à medida que se aventuram cada vez mais fundo no negócio da droga. no caso de walter é tão mais dramático tanto quanto pode ser ter um genro que pertence à dea (a polícia federal encarregue do controlo de narcóticos).


como uma fachada serena e amável esconde um vilão temível

a acção é inacreditável, com a introdução (e remoção) de vários personagens, lutas de território e poder, questões éticas e morais e todo um remoinho que se gera à volta do misterioso heisenberg (o pseudónimo adoptado por walter) e do seu "blue meth". a temporada 1 começa com um walter tímido e amedrontado, mas a temporada 3 encerra com um heisenberg disposto a pagar o preço e a fazer o que for necessário para proteger o seu negócio e os seus.

adoro a evolução da história e a forma como as personagens são complexas e credíveis. apesar da sua gradual passagem para o "dark side", acho a personagem de walter "heisenberg" white absolutamente magnética e apaixonante. o elenco é todo ele fabuloso (adorei a inclusão do advogado saul goodman e dos irmãos "terminator" zeta) e a montagem dos episódios é extremamente original, com flashbacks pontuais que conferem maior profundidade à história. os cerca de 47 minutos que dura cada episódio voam e deixam fome de mais. já vi 3 temporadas e degusto-as, com calma, e absorvo estes momentos fabulosos de televisão (vince gilligan estava verdadeiramente inspirado!).

fecho então o ano com esta apreciação de breaking bad - ruptura total (temporadas 1 a 3), sendo que já comecei a "devorar" a temporada 4. estou rendida; esta série é i-n-c-r-í-v-e-l e quem pensa o contrário é... um ovo podre.

um excelente 2014.

it's all good man!


»»»

. walter white: i am not in danger, i am the danger .

. jesse pinkman: yo, gatorade me, bitch .

. gus fring: when you have children, you always have family. they will always be your priority, your responsibility. and a man, a man provides. and he does it even when he’s not appreciated or respected or even loved. he simply bears up and he does it. because he’s a man .

. walter white: sitting around, smoking marijuana, eating cheetos and masturbating do not constitute "plans" . 
»»»

 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...