sábado, 7 de dezembro de 2013

em busca da felicidade

[ muito bom ]

título original. the pursuit of happyness.

género. drama.
duração. 117 min
ano.
2006

realização. gabriele muccino. 
argumento. steve conrad.
protagonistas. will smith. jaden smith. thandie newton. james karen.
sinopse. chris é um vendedor que luta para sustentar a família. quando a mulher abandona o lar, chris fica sozinho com o filho de 5 anos e tenta sobreviver. [imdb]
 
---


há filmes que são lições de vida: tocantes, desesperantes, esperançosos. os mais bem sucedidos não recorrem à vitimização nem à lamechiche, recorrem ao realismo mais cru e mostram as pessoas em pleno, com defeitos e virtudes, com decisões cruciais menos felizes: em busca da felicidade é um destes últimos.

quando o filme começa, chris gardner leva uma vida muito modesta com a mulher e o filho, vendendo uns aparelhos de raio-x onde empatou as poupanças da família e cujo retorno está longe de ser o esperado. a esposa tem turnos duplos para compensar o orçamento. o filho passa os dias entregue a uma ama longe de ser a ideal, mas o dinheiro não dá para melhor.


chris tem boa "carola" para números, faltam-lhe os estudos para chegar aos empregos nessa área. quando abrem estágios de corretagem numa conceituada firma, chris vê a sua oportunidade (ao melhor estagiário é oferecido um emprego). esforça-se por conseguir ser escolhido mas desmoraliza quando descobre que o estágio não é remunerado. em casa, as discussões são constantes e a mulher acaba por sair, deixando o marido e o filho para trás.

nesta altura, chris fica mesmo em maus lençóis, financeira e emocionalmente, e uma sucessão de acontecimentos, levam a que fique sem casa e quase sem dinheiro para comer. inventivo e inteligente, tenta o possível para manter um dia-a-dia o mais normal possível para o filho, mas vê-se encurralado e obrigado e recorrer a abrigos e à caridade, sem nunca deixar de se esforçar no estágio financeiro (que acaba por aceitar) nem de tentar vender as máquinas de raio-x que lhe restam - e que são o único balão de oxigénio com que pode contar.


o filme tem cenas particularmente emotivas, como quando chris e o filho têm de pernoitar num wc público ou quando chris é atropelado e perde um sapato e tem de voltar ao estágio como se nada fosse. à sua volta, ninguém sabe que ele é um sem-abrigo e que passa por dificuldades hercúleas. chris não deixa de lutar, nem de ser um bom pai, nem de se esforçar, e isso é verdadeiramente admirável, mais ainda porque o filme é baseado numa história verídica e gerir toda esta situação é sobrehumano.

will smith e o filho, jaden, levam o filme às costas como se nada fosse, mas as interpretações (e a dinâmica no ecrã) de ambos são de se tirar o chapéu; will smith mostra mais uma vez a sua versatilidade e prova que é merecedor um óscar (perdeu para forest whitaker).

a forma como em busca da felicidade nos toca ao ponto de torcermos e sofrermos com o protagonista é tão raro que quando surge um filme como este, há que não deixar escapar a oportunidade de (re)ver.

histórias de adversidade extrema superada com esforço, trabalho e sacrifício são lembretes preciosos em alturas como a que passamos e aquecem o coração.

»»»
. hey dad, you wanna hear something funny? there was a man who was drowning, and a boat came, and the man on the boat said "do you need help?" and the man said "god will save me". then another boat came and he tried to help him, but he said "god will save me", then he drowned and went to heaven. then the man told god, "god, why didn't you save me?" and god said "i sent you two boats, you dummy!" .
»»»


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...