terça-feira, 7 de janeiro de 2014

nas nuvens

[ bom ]

título original. up in the air.

género. drama.romance.
duração. 109 min
ano.
2009

realização e argumento. jason reitman.
protagonistas. george clooney. vera farmiga. anna kendrick. sam elliott.
sinopse. ryan bingham é o eterno viajante e habituou-se a um estilo de vida entre aeroportos e hotéis. consegue levar tudo o que necessita num trolley, é membro de todos os programas de fidelização que existem e e está prestes a atingir o seu objectivo de vida: 10 milhões de milhas. porém, ryan tem uma vida vazia. [imdb]
 
---


ryan bingham tem uma profissão que lhe permite cruzar os estados unidos quase 300 dias por ano, coleccionando milhas aéreas, estadias em hotéis e cartões de membro vip. a razão por que o faz não é a melhor: ryan é especialista em downsizing corporativo, o que quer dizer que é contratado para despedir funcionários do quadro, convencê-los a aceitar o acordo de despedimento sem alarido e nas condições da entidade empregadora, uma espécie de «veja isto como uma excelente oportunidade» e «agora é que vai começar a viver».

(claro que nem todos vão nisso e é aí que entra o negociador de trato afável e falinhas mansas...)



interpretado por george clooney, ryan cruza o ecrã de sorriso nos lábios, cartão em riste e trolley sempre de arrasto, mas cedo percebemos que é apenas isso que o move - literalmente -, o deslocar-se de um lado para o outro, pois a sua vida é isolada e desapegada de relações. quando o seu posto de trabalho é também ameaçado e novas medidas são aplicadas na empresa, ryan é obrigado a formar uma nova colega e a mostrar-lhe o que, e como, faz.


não é muito antes disso que ryan tem dois pontos de viragem: conhece uma mulher que está na mesma sintonia do que ele e com que mantém a relação possível com tanta viagem, e fica a um par de viagens do seu objectivo de vida: atingir os 10 milhões de milhas aéreas, tornando-se membro de um dos mais exclusivos clubes do mundo.



o filme vive de várias cenas e situações, com tónica nas conversas/negociações de ryan com os futuros desempregados (o ponto alto do filme, para mim), a sua relação física com alex, a dinâmica com a nova colega, cujo novo método de trabalho pode significar o final das suas amadas viagens e uma aproximação à família com o casamento da irmã mais nova, num tom que alterna entre a comédia e o drama, com um elenco carismático e uma química fantástica entre clooney e farmiga.

nas nuvens centra-se num homem que se sente bem no ar, a bordo de um avião, minimizando o que faz porque é o que lhe permite viajar tanto, mas que o torna imune à vida quotidiana comum e o automatiza ao máximo; isso é bem demonstrado. a relação com alex é interessante e confirma vera farmiga como "o talento" do filme, ao mesmo tempo que mostra a versão feminina do protagonista (que, entretanto, evolui para algo diferente).
apesar de interessante e do elenco de qualidade, o final do filme é prematuro, na minha opinião, e não desenvolve tão bem como poderia alguns aspectos. estive para dar a classificação abaixo de bom, mas o elenco e a cinematografia são bem acima de medianos.

»»»
. i thought we signed up for the same thing... i thought our relationship was perfectly clear. you are an escape. you're a break from our normal lives. you're a parenthesis .
»»»


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...