domingo, 25 de maio de 2014

enquanto dormes

[ bom ]

título original. mientras duermes.

género. thriller. suspense.
duração. 102 min
ano.
2011

realização. jaume balagueró
argumento. alberto marini.
protagonistas. luis tosar. marta etura. alberto san juan. petra martínez.
sinopse. césar é um homem que não consegue sentir alegria. contenta-se em atormentar os outros e como porteiro de um prédio, diverte-se secretamente com pequenos jogos, tendo acesso a todas as casas e bens dos moradores. [imdb]
 
---

enquanto dormes é um filme inquietante.

a sua figura central é césar, um homem amargo e incapaz de sentir alegria ou felicidade, tirando prazer da desgraça alheia.

a diferença é que césar cria essas mesmas situações, deleitando-se depois com as consequências, seja sob a forma de queixas, expressões infelizes ou revivendo o momento. césar parece apenas mais um cabrão no início do filme, mas vai revelar-se mais perigoso e cruel.


retratando na perfeição o porteiro faz-tudo disponível dia e noite, césar passa as noites junto da alegre clara... sem esta saber. totalmente obcecado em acabar com a aura de luz e boa disposição de clara, noite após noite, o homem invade-lhe e a intimidade, desejando-lhe um sonante bom dia quando a jovem passa na portaria, ignorante do que se passa.

césar confessa tudo o que faz à mãe, imobilizada numa cama de hospital, cujo horror é visível nas lágrimas que chora enquanto ouve o filho.

apesar das constantes sabotagens (infestações e alergias provocadas por césar), clara mantém-se uma pessoa positiva a toda a prova, o que exaspera mais o psicopata, que arranja novas formas de a atormentar.

em hollywood, filmes como os estranhos e perigo à espreita já abordaram a temática, mas nenhum com o refinado sadismo de jaume balagueró, um talento comprovado no cinema de terror (adorei the darkness, injustamente pouco difundido, e o aclamado rec).


um bom filme pede um bom elenco e aqui luis tosar (de quem sou fã desde o espectacular cela 211) enche o ecrã, compondo um voyeur arrepiante, suportando toda a carga emocional do filme, no seu tom desapaixonado e olhar velado.


enquanto dormes é obrigatório para fãs de thriller e suspense, quase que um psycho dos tempos modernos, com um norman bates mais assustador.

»»»
. es usted muy buena señora verónica, no entiendo porque sigue soltera, sí, y sin hijos ni nadie a su lado, cada vez le va a ser más difícil. usted es mayor y cada vez lo será más y es una pena que tenga que ir consumiendose sola en ese apartamento. (...) es que yo lo veo, son muchas horas aquí con los vecinos oyendo cosas y me doy cuenta y sí hacen ver que la escuchan, pero es por pena, en el fondo les importa usted una mierda, así que no se fie, hágame caso, está usted vieja y rematadamente sola y créame que la compadezco porque eso tiene mal remedio. muchas gracias por el estofado .
»»»

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...